Karate Shotokan

 O Karatê Shotokan é uma arte marcial presente em quase todos os países do mundo e com milhares de adeptos como: atletas, admiradores, professores e mestres. E são inúmeros os benefícios que essa arte marcial traz para a saúde do praticante. A prática regular do karatê Shotokan exercita a saúde física, mental e emocional.

A prática desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, dá condicionamento físico, uma boa postura, etc… O Karatê Shotokan também favorece o tratamento terapêutico. Estudos comprovam que exercícios físicos ajudam a aliviar a ansiedade e o stress.

Por ser uma arte marcial que trabalha com o corpo todo, exercitando desde os músculos do corpo até a respiração, também traz equilíbrio emocional para o praticante, sendo assim ainda mais indicado no tratamento da ansiedade e o stress.

Praticada por crianças e adolescentes, o Karatê serve como opção de lazer, que desenvolve um papel importante na educação e formação de nossos jovens para a vida. Também praticada por idosos, portadores de necessidades especiais e obesos, o Karatê ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida. O Karatê ajuda o praticante a se socializar, conhecendo pessoas de diferentes classes sociais, promovendo uma cultura sem preconceitos onde todos são respeitados, não importa sua cor, raça, religião, etc…

Com isso concluímos que o Karatê Shotokan traz muitos benefícios para a saúde, ajudando a desenvolver seus talentos potenciais, aumentando a autoestima e a autoconfiança. Colabora com a formação integral do ser humano podendo ser praticado por qualquer pessoa, homem ou mulher, adultos e crianças de todas as idades. O método de treinamento pode ser adaptado para as particularidades de cada pessoa.

“O Karatê é muito mais que um esporte de combate competitivo, pois o espírito que o norteia não é apenas a busca de vitórias em competições, mas, acima de tudo, a auto superação. Seu praticante visa vencer a si mesmo e às suas imperfeições. Neste sentido, no Karatê não há vitória exterior sem vitória interior.” Mestre Yasutaka Tanaka